Após o resultado das eleições proporcionais em Goianésia, que definiu a composição da próxima legislatura (2025/2028), os próximos meses serão de conversações e articulações entre os 15 vereadores eleitos para se definir quem será o presidente da Câmara Municipal no primeiro biênio 2025/2026.
Já se verifica uma movimentação entre os eleitos, até porque a próxima legislatura terá 6 vereadores que já foram presidente da Câmara Municipal.
Os partidos políticos que terão bancadas na próxima legislatura também estão se movimentando para emplacar o próximo comandante do poder legislativo.
OS CANDIDATOS A PRESIDENTE :
O Partido Liberal tem quatro pré-candidatos a presidente da Câmara Municipal: Sargento Ariosvaldo, Carlos Veículos, Mauricinho e Emerson Autovip.
O União Brasil conta com três pré-candidatos: Professor Hiago, Marcos Portilho e Professora Gislene Fonseca.
O PSDB colocará dois nomes a disposição: Valdomiro Baiano e Taiza Andrade, da mesma forma outros dois partidos terão dois pré-candidatos , o PODEMOS tem Ralsom Coelho e Stella Rodrigues, o PSB vai colocar na disputa Múcio Santana e Marcos Pernambuco.
Os outros dois partidos que terão bancada na Câmara Municipal, cada um terá um candidato: Salete Carrilho (MDB) e Gesmar Calanguinho (PRD).
Alguns dos pré-candidatos já estão em campanha e realizando intensas conversões e articulações, outros estão mais moderados e se colocam a disposição para assumir a presidência da Câmara Municipal de Goianésia no biênio 2025/2026.
A eleição, de acordo com o Regimento Interno, será realizada após a posse, no dia 01º de janeiro de 2025.