O nome do ex-deputado e ex-prefeito Gilberto Naves (MDB) voltou ao cenário político após a participação dele e de sua esposa nas eleições municipais do ano passando, quando estiveram no palanque do prefeito eleito de Goianésia Renato de Castro (UB).
Em virtude da candidatura a vice-prefeita da médica Luciana Naves (filha de Gilberto e Mara) na chapa liderada por Renato de Castro, o ex-deputado Gilberto Naves que declarava-se aposentado da política, retornou aos palanques e viu-se novamente seus acalorados e efusivos discursos retornando aos palanques de uma campanha eleitoral.
Apesar de muitos afirmarem ser muito cedo para colocar as eleições de 2026 em debate, todos os integrantes do mundo político sabem que quando termina uma eleição automaticamente já começa a se discutir a próxima eleição, desta forma já cogitam-se vários nomes para as próximas eleições, quando Goianésia novamente deverá ter vários nomes na disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa de Goiás.
Com a presença de Gilberto Naves sendo marcante nas eleições do ano passado, o nome do ex-prefeito e ex-deputado surge, de forma natural, como pré-candidato a deputado estadual para as eleições de 2026.
Nome inclusive que surgiria como "conciliador" na base liderada pelo prefeito Renato de Castro, que nos últimos dias viu nascerem pré-candidatos a deputado por todo o jardim do Paço Municipal, com nomes de atuais secretários, ex-secretários municipais, vereadores, ex-vereadores, vice-prefeita e ex-vice prefeitos, aliados e ex-aliados, um verdadeiro congestionamento de nomes com pretensão de candidatura a deputado estadual.
O nome de Gilberto Naves teria o mesmo impacto que teve Luciana Naves na eleição municipal do ano passado, quando existiam cerca de duas dezenas de interessados em ser candidato a vice na chapa de Renato de Castro. Naquela ocasião, Renato escolheu o nome de Luciana Naves e isso fez com que todos os demais deixassem de ser postulantes, já que tratava-se da filha de Gilberto e Mara Naves, ninquém contestou e nem reclamou.
Se Gilberto Naves for o candidato a deputado, novamente teremos cerca de duas dezenas de postulantes deixando de ser pré-candidatos na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa, terão que recuar de suas pretensões - de forma natural e automática.