
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, destacou a liderança do Estado no campo da tecnologia, inovação e inteligência artificial, na 3ª edição do Brasília Summit, nesta terça-feira (30/9), em Brasília. O evento trouxe como tema “Inovação, Tecnologia e Data Centers” e contou com a participação de autoridades, lideranças empresariais e representantes do setor.
“Essa área ganhou uma projeção enorme em nosso estado. Dentro das nossas limitações, já temos mais de R$ 680 milhões investidos em nosso hub tecnológico, com mais de 160 startups desenvolvidas e aceleradas”, disse Caiado. Sua apresentação incluiu ainda a aprovação, em Goiás, da primeira lei estadual para regulamentação do uso de inteligência artificial, além da criação de um dos maiores centros de desenvolvimento em inteligência artificial da América Latina, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG).
Entre outras autoridades, participaram do evento o deputado federal Júlio Lopes, que integra a Comissão Especial sobre inteligência artificial na Câmara dos Deputados, e o vice-presidente do Senado Federal e titular da Comissão de Comunicação e Direito Digital, senador Eduardo Gomes. Para ele, o país enfrenta o desafio de criar leis “simples e eficientes, que acompanhem a velocidade da inteligência artificial”.
O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes afirmou que as mudanças tecnológicas estão alterando os padrões do conceito contemporâneo de soberania. “Se antes a soberania se limitava ao controle territorial e político, hoje ela envolve a autonomia informacional, a capacidade regulatória do ciberespaço e a preservação da independência tecnológica”, pontuou.
O 3º Brasília Summit teve ainda as presenças do presidente do LIDE Brasília, Paulo Octávio; do presidente do Correio Braziliense, Guilherme Machado; fundador e co-chairman do LIDE e ex-governador e ex-prefeito de São Paulo, João Doria; e do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.











