O deputado Helio de Sousa enalteceu o desempenho e a qualidade do ensino através dos colégios militares, modelo de gestão compartilhada entre a Secretaria Estadual de Educação e a Polícia Militar de Goiás.

O deputado ressaltou que os últimos levantamentos feitos através de relatório geral de desempenho mostram como Goiás se transformou em vitrine para o país, inspirando experiências como as que estão sendo implantadas esse ano no Distrito Federal, por iniciativa do Governador Ibaneis Rocha.

Helio de Sousa relatou que das 120 unidades educacionais militares em funcionamento no Brasil, 60 delas pertencem à rede pública estadual de Goiás, composta atualmente por mais de 1.100 instituições de ensino.

O modelo de educação militar desenvolvido em Goiás é considerado de grande sucesso e tem atraído a atenção de Estados como o Maranhão, Piauí, Amapá e Minas Gerais, o qual está contribuindo muito para a melhoria dos índices de aprendizagem na rede.

Dr. Helio é autor do projeto que transformou o Colégio José Carrilho, de Goianésia, em unidade da rede de educação militar em Goiás e segundo o parlamentar todo tipo de escola é importante, toda escola é valiosa, mas a escola militar está conseguindo realmente efetivos resultados positivos, que estão fazendo a diferença na educação.

Também é de autoria do deputado Helio de Sousa o projeto, aprovado ano passado, que trata da transformação em Colégios Estaduais da Polícia Militar de Goiás em quatro municípios – Niquelândia, Minaçu, Campinorte e Aragarças – e a criação de mais dois em Acreúna e Indiara.

A Secretaria Estadual de Educação divulgou recentemente uma nota onde relata que 31 colégios estaduais estão com processos de transformação para unidades de educação militar, mas o Governo do Estado somente dará prosseguimento aos processos quando houver a contratação de mais policiais militares.