Será inaugurado nesta nesta sexta-feira, 14, às 15h30, o prédio da Faculdade de Medicina de Goianésia, Campus da Universidade de Rio Verde (UniRV).
A solenidade com a presença do governador Ronaldo Caiado (DEM), autoridades e toda a administração superior e diretores dos cursos, será realizada a partir das 15h30.
O prédio da Faculdade de Medicina de Goianésia foi iniciado pela Prefeitura de Goianésia, na gestão do ex-prefeito Jalles Fontoura, que fez a aquisição de um terreno localizado às margens da rodovia Goianésia/Santa Rita do Novo Destino e iniciou a construção, investindo cerca de R$ 2 milhões.
O atual prefeito Renato de Castro decidiu não realizar investimentos públicos na construção do prédio e aceitou a proposta feita pelo Reitor da Universidade de Rio Verde, Professor Sebastião Lázaro, enviando para a Câmara Municipal um projeto de doação do terreno e da construção iniciada por Jalles Fontoura para a Fundação de Ensino Superior de Rio Verde (FESURV), possibilitando desta forma o investimento de recursos da universidade na conclusão do prédio.
Com investimento superior a R$ 7 milhões, a unidade ganhou uma estrutura moderna e espaço adequado para que o curso de Medicina ofereça infraestrutura de qualidade aos acadêmicos.
“Com a conclusão da obra, temos a possibilidade de aumentar o número de vagas, bem como contribuir com o desenvolvimento social do município e região, por meio dos projetos sociais desenvolvidos gratuitamente pela UniRV”, afirmou o Reitor Sebastião Lazaro Tatão.
O novo prédio possui uma área de mais de 5 mil m², localizada no km 02 da rodovia GO 438, sentido município de Santa Rita do Novo Destino, local de fácil acesso e em uma área privilegiada. O câmpus possui 10 salas de aula com capacidade para mais de 600 alunos, 10 salas de tutoria, administração, laboratórios de informática e de habilidades médicas, biblioteca, quadras, auditório e estacionamento com 500 vagas, além da área de preservação ambiental.
Vestibular
Na segunda-feira, 17, o Câmpus Goianésia realiza o Vestibular de Medicina 2019/2. Foram 1.300 inscritos de 16 estados, uma concorrência de 21 por vaga. Os estados com maior número de inscritos foram: Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Minas Gerais e Tocantins. As avaliações terão início às 14h, e os portões dos prédios serão abertos às 12h. O processo seletivo será encerrado às 18h, e os candidatos só poderão deixar o local de prova a partir das 17h45. Para aqueles que tiveram suas solicitações de condições especiais acatadas, as avaliações terminarão às 19h.
A oferta do curso é apontada como um fator de desenvolvimento para as cidades contempladas com unidades de ensino superior. “O aluno de Medicina, por exemplo, gera dois ou três empregos na cidade onde ele se instala. Esses estudantes vão morar cerca de seis anos na cidade e isso movimento os setores de comércio e fomenta odesenvolvimento dos municipios que recebem um câmpus da UniRV”, explica o reitor.
História de sucesso
A Universidade foi fundada no ano de 1973 e hoje é uma das principais Instituições de Ensino Superior do Estado de Goiás. Já foi chamada de Fafi (Faculdade de Filosofia), Furv (Fundação Universitária de Rio Verde), em março de 1973 passou a ser FESURV (Fundação do Ensino Superior de Rio Verde) e no dia 24 de fevereiro de 2003, por meio da Lei nº 4.541, foi criada a Universidade de Rio Verde – UniRV.
Além do câmpus Administrativo, instalado em uma área de 62 alqueires e mais um Câmpus em Rio Verde (Centro de Negócios), a UniRV também está presente nas cidades de Aparecida de Goiânia, Caiapônia, Goianésia e Formosa. Hoje são cerca de sete mil acadêmicos frequentando um dos 34 cursos de graduação oferecidos em quatro grandes áreas: Ciências Humanas e Sociais; Ciências Exatas e Engenharias; Ciências Biológicas e da Saúde e Ciências Agrárias, 11 cursos de curta duração e 15 cursos de pós-graduação.