O Comitê de enfrentamento à Covid-19 se reuniu nesta segunda-feira, 08 de Março, no auditório do Paço Municipal da Prefeitura de Goianésia com a presença de empresários e lojistas com o objetivo de discutir medidas de enfrentamento da doença na cidade.
A escassez de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) foi discutida e a falta de vagas foi exposta durante a reunião. De acordo com a Enfermeira e Coordenadora da Central Covid-19, Luciana Otoni, a fila de espera para ocupar as vagas é enorme, o que dificulta o atendimento dos pacientes.
Um dos pedidos mais discutidos foi a autorização para o funcionamento dos deliverys após o fechamento dos estabelecimentos às 22h, conforme determina o último decreto.
Lideranças religiosas católicas e evangélicas, também participaram da reunião e contaram da experiência das celebrações para apenas 50% do público. A aferição de temperatura e uso de álcool em gel por parte dos fiéis tem sido mantida nas celebrações.
O prefeito, Leonardo Menezes, foi enfático com relação às restrições, determinado a autorização à Polícia Militar para o fechamento imediato de estabelecimentos que descumprirem o decreto.
Ao final da reunião foram sacramentadas várias alterações no decreto, sendo que muitos aguardavam medidas mais rígidas e até limitação de horários de funcionamento e até mesmo o possível fechamento de algumas atividades, no entanto o resultado foi a flexibilização com a concessão de mais uma hora nas atividades comerciais.
Os bares, lanchonetes, cervejarias, hamburguerias, pizzarias e estabelecimentos similares ganharam mais uma hora de funcionamento diário e poderão funcionar até as 23h, excepcionalmente, nas sextas e sábados, já nos demais dias da semana, permanece o funcionamento até as 22h.
O serviço de delivery poderá ser realizado semanalmente até 23h e as distribuidoras de bebidas que antes teriam que encerrar suas atividades às 20h também ganharam mais uma hora de funcionamento e poderão atender até 21h todos os dias da semana.
O prefeito Leonardo Menezes propôs ainda que após as 23h a circulação de pessoas nas ruas da cidade seja restringida, com o objetivo de evitar a circulação de pessoas, para reduzir a disseminação da Covid-19.
Na próxima segunda-feira o comitê de enfrentamento à Covid-19 voltará a se reunir na prefeitura para analisar os números da Secretaria Municipal de Saúde e, discutir em conjunto os reflexos das medidas propostas, podendo, a partir daí, ser alterado de forma mais branda ou rígida.