O deputado estadual Renato de Castro, que foi eleito prefeito de Goianésia para o mandato 2025/2028, revelou logo após a solenidade de diplomação pela Justiça Eleitoral, que o próximo presidente da Câmara Municipal de Goianésia deverá ser o vereador Hiago Matos (União Brasil).
A bancada de apoio ao prefeito eleito é composta neste momento por seis vereadores, número insuficiente para eleger o próximo presidente da Câmara Municipal, mas segundo revelou Renato de Castro, o vereador Hiago Matos já teria o apoio de outros quatro vereadores eleitos pela bancada de oposição.
Sem revelar nomes, Renato de Castro disse que participou pessoalmente das conversações com vários vereadores eleitos por partidos que integraram a coligação de apoio ao atual prefeito Leonardo Menezes e nessas articulações conseguiu garantir quatro votos dos nove vereadores da bancada de oposição para a candidatura de Hiago Matos a presidência da Câmara Municipal.
"Lógico que eleição só após a apuração", disse Renato de Castro, afirmando que as conversações para garantir votos a candidatura de Hiago Matos começaram no dia 07 de outubro, um dia após as eleições municipais.
A eleição do presidente e da mesa diretora
O próximo presidente da Câmara Municipal de Goianésia será eleito no dia 01º de janeiro de 2025, logo após a sessão de posse, quando o vereador Ariosvaldo Gomes (PL), que irá presidir a sessão de posse dos vereadores eleitos e do próximo prefeito e vice-prefeita de Goianésia, irá convocar uma sessão extraordinária para eleição dos membros da mesa diretora da Câmara Municipal para o biênio 2025/2026.
A votação não é mais secreta em cédula de papel, houve uma mudança no Regimento Interno e desde então a votação é aberta e nominal, ou seja cada vereador tem que votar nominalmente para presidente, vice-presidente e para cada membro da mesa diretora do Poder Legislativo, citando o nome para quem é o seu voto.