Com uma vasta experiência no setor industrial, André Luiz Baptista Lins Rocha tomou posse, nesta segunda-feira (24/2), como presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) - cargo que ele já vinha ocupando interinamente desde que Sandro Mabel se licenciou para disputar a corrida eleitoral pela Prefeitura de Goiânia. Em cerimônia no Teatro Sesi, na capital, o empresário adiantou que sua gestão será focada na educação profissionalizante, visto que o setor tem vivido "um verdadeiro apagão de mão de obra", o que impacta diretamente a competitividade das indústrias goianas.
 
À frente da Fieg pelos próximo dois anos, o biênio 2025-2026, André Rocha diz saber mensurar o papel da entidade na edificação da economia de Goiás "Estamos falando de um Estado com características ímpares, que tem crescido acima da média nacional - mesmo com empecilhos como a elevação dos juros reais, os efeitos da reforma tributária e os altos custos de produção. É muita responsabilidade assumir esta casa, mas esperamos manter a trajetória ascendente do setor", garantiu, admitindo que, antes de mais nada, é preciso olhar para a base e capacitar a mão de obra que atua desde as funções simples até as mais qualificadas.
 
Trajetória de liderança
André Rocha, empresário com formação em engenharia civil, acumula 17 anos como presidente-executivo do Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol do Estado de Goiás (Sifaeg) e do Sindicato da Indústria de Fabricação de Açúcar do Estado de Goiás (Sifaçúcar). Além disso, ocupa cargos de destaque em entidades como o LIDE Centro-Oeste, o Sebrae Goiás e o Conselho de Assuntos Legislativos da Confederação Nacional das Indústrias (CNI).
 
Ele traz consigo uma carreira abalizada por conquistas e contribuições significativas para o setor industrial e energético. Foi presidente da Companhia Energética de Goiás (Celg) e da Celg G&T, além de ter liderado o Fórum Nacional Sucroenergético e a Câmara Setorial do Açúcar e Etanol. Sua atuação à frente dessas instituições reforça seu compromisso com o desenvolvimento econômico e a inovação no Estado de Goiás.
 
75 anos
Fundada em 1950, a Fieg completa 75 anos em dezembro como principal entidade representativa da indústria goiana. Ao longo de sua trajetória, foi presidida por nomes como Antônio Ferreira Pacheco, José Aquino Porto, Paulo Afonso Ferreira, Pedro Alves de Oliveira e Sandro Mabel. A posse de André Rocha representa um novo capítulo nessa história, com foco em fortalecer a indústria local e ampliar sua competitividade no cenário nacional e internacional.