O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU-GO) firmaram uma parceria para fortalecer a preservação do patrimônio cultural edificado no estado de Goiás. O acordo de cooperação técnica, que tem dois anos de vigência, prevê a capacitação de arquitetos e urbanistas para lidar com edificações históricas e a promoção de ações de educação patrimonial no meio acadêmico.
 
O superintendente do Iphan no estado, Gilvane Felipe, ressaltou a importância da parceria entre as instituições. “Esse acordo sela uma parceria que tem dois pilares: defender o patrimônio histórico e cultural em Goiás e dar destaque ao papel que os profissionais de Arquitetura e Urbanismo têm nessa defesa”, frisou.
 
A qualificação de profissionais e estudantes da área ocorrerá por meio de palestras, seminários, oficinas e vivências de campo. Também está prevista a produção de material físico e digital sobre identificação, reconhecimento e preservação do patrimônio cultural edificado e sobre a gestão de áreas urbanas históricas, a ser distribuído não apenas para o público da qualificação como a moradores.
 
Além disso, a iniciativa visa esclarecer à comunidade profissional e em formação quanto aos ritos processuais de análises de intervenção e de fiscalização dos bens protegidos pelo Iphan, bem como apresentar padrões de demanda e tecnologias construtivas viáveis, com base nas informações do CAU.
 
As ações estão previstas para acontecer a partir do segundo semestre de 2025. Ao final, será produzido material de divulgação das atividades realizadas, como artigos científicos, material gráfico e audiovisual e encaminhamento para meios de publicação e eventos.