O deputado estadual Helio de Sousa participou ativamente da audiência pública realizada na Assembleia Legislativa de Goiás para debate em torno das ações e fomento de valorização e incentivo à cultura em Goiás.

Durante a audiência, os presentes foram informados pelo secretário de Cultura, Edival Lourenço, que a Lei Goyazes e Fundo Estadual de Cultura não serão extintos pelo governo Caiado. Apesar da confirmação de que o setor continuará com esses instrumentos, foi discutida a necessidade de aperfeiçoar e melhorar a captação de recursos junto à iniciativa privada para viabilizar projetos culturais e artísticos.

Os trabalhos foram coordenados pelo presidente da comissão, deputado Talles Barreto (PSDB), e contou com a presença do líder do Governo, Bruno Peixoto (MDB), Coronel Adailton (PP) e Helio de Sousa (PSDB).

A mesa contou ainda com a presença do secretário de Cultura, Edival Lourenço; a presidente da Academia Goiana de Letras (AGL), a escritora Lêda Selma; a presidente da Conselho Estadual de Cultura de Goiás, Nancy Ribeiro de Araújo e Silva; e o produtor cultural Marcelo Carneiro, representando sua categoria.

O deputado Helio de Sousa disse durante a audiência que o Governo do Estado precisa elaborar uma plano de ações que valorize e incentive a agenda cultural no interior de Goiás, relatando a falta de apoio e incentivo a várias manifestações culturais, citando inclusive as congadas e as cavalhadas.